quinta-feira, 30 de abril de 2015

Especial Classe "A" - Material do Sicha

Dia desses dando uma olhada no facebook encontrei uma figura que me chamou bastante atenção, nela era comparado os materiais de um calouro e de um veterano. Eu pensei:eles não conhecem o Sicha. Então dei uma ajeitada na imagem pra deixar mais completa.


quarta-feira, 29 de abril de 2015

Frase da Semana #10

Hoje será diferente, a frase da semana será metade de uma estrofe de uma música de Almir Sater que está muito relacionada com o momento que vivemos hoje.

"(...)E tudo era azul celeste
Brasileiro cor de anil
Nem bem começava o ano
Já era final de Abril
O vento pastoreando
Aquelas nuvens no céu(...)"

pois é amiguinhos, o ano mal começou e já estamos no final de abril, encerrando o primeiro terço do ano, 33,333%. 

E o que fez nesse ano até agora? Quanto de suas metas estão cumpridas? O que pretende fazer nesses dois terços que restam?

terça-feira, 28 de abril de 2015

Um novo país Europeu: Liberland

Ontem me deparei com essa interessante manchete "Novo país europeu, Liberland possui impostos facultativos e só aceita cidadãos que respeitem a liberdade do próximo". Algumas coisas me chamaram atenção, primeiro como assim um novo país? Nem ouvi nada sobre uma guerra de independência ou coisa do tipo nas últimas semanas! Segunda, impostos facultativos, isso nunca havia imaginado. E por fim, aceita cidadãos. 

Com conceitos modernos de legislação e impostos facultativos, Liberland promete revolucionar a política mundial

Com tanta informação na manchete abri a notícia e fui saber do que se tratava, e mais curiosidades surgiram, esse país foi fundado em uma ilha de incríveis 7 km² entre a Croácia e a Sérvia. Essa ilha de tamanha importância, misteriosamente, não é reclamada por nenhum dos dois países. Acho que o campeonato nacional de qualquer coisa não vai ser muito disputado.

O país prima pela liberdade, assim, não haverá impostos obrigatórios, e os cidadãos pagará aquilo que achar justo. E ainda remetendo à liberdade, não são aceitas pessoas extremistas, seja religiosa, politica ou futebolisticamente. Só nessa questão conheço um caminhão de gente que não vai poder requerer essa nova cidadania.

Como é um país novo e não existem nativos eles estão "recrutando" pessoas e, preferencialmente, diplomatas que auxiliem negociações com outros países, além de regularizar a situação com os orgãos competentes.

Se acha que estou mentindo, leia AQUI

TECNOBORGUETE #4 - O que é Roboética?










Roboética é um termo que foi usado pela primeira vez em 2002 por Gianmarco Veruggio, um engenheiro de robótica que reside em Gênova, Itália. Ele havia desempenhado um papel de liderança no desenvolvimento da EURON (European Robotics Research Network) e em sua preocupação de que à medida que o escopo, a escala e a velocidade do desenvolvimento da robótica aumentam, é preciso pensar nos aspectos éticos da relação entre seres humanos e robôs antes que haja uma crise. A EURON está bem ciente de que a robótica é uma ciência nova, ainda em seus estágios de formação. Por esse motivo, ela tem uma visão cautelosa do futuro, e só emite conselhos acerca de problemas inerentes ao possível surgimento de funções humanas no robô, tais como consciência, livre arbítrio, autoconsciência, senso de dignidade, emoções e assim por diante. Ela também decidiu limitar seu foco à ética humana dos projetistas, fabricantes e usuários de robôs não à ética artificial dos próprios robôs. O nome roboética funciona bem para se referir à interseção entre a robótica e a ética, por diversos motivos, e articulou-se uma série de princípios para serem seguidos:

-Respeito pela dignidade humana e pelos direitos humanos

-Igualdade, justiça e equidade

-Análise de benefício/prejuízo

-Respeito pela diversidade e pluralismo culturais

-Não discriminação e não estigmatização
-Autonomia e responsabilidade individual

-Consentimento informado

-Privacidade

-Confidencialidade

-Solidariedade e cooperação

-Responsabilidade Social

-Compartilhamento de benefícios

-Responsabilidade para com a biosfera


                Assim sendo, com o avanço das tecnologias, profissionais da área de Tecnologia da Informação devem repensar suas condutas ética e moral, no que diz respeito a implementação de algo tecnológico, onde não busquem causar um mal as pessoas na sociedade, deve-se repensar e criar formas de utilizar as ferramentas informatizadas para trazer o bem, ter um olhar social positivo afim de beneficiar as pessoas com o uso da tecnologia, seja na divulgação de informações, uso de redes sociais de forma adequada, e compartilhamento de conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das culturas digitais.


segunda-feira, 27 de abril de 2015

A Sopa de pedra

Pedro Malazartes tinha jeito para tudo. Sabido como ele só! Sabia muito bem quem gostava de dar esmolas e dividir o que tinha e quem não gostava. Carregava consigo uma sacolinha com uma  pedrinha branca bem lavadinha do tamanho de um ovo de galinha.
Um dia depois de muito andar no meio da chuva e do vento, Pedro Malazartes bateu na porta de um casal muito rico, possuíam tudo com fartura , mas nunca repartiam nada.
Pedro bateu à porta, a mulher veio lhe atender. Ele então pediu "me dê uma esmola, estou com fome e frio". A mulher despachando-o disse "Deus lhe favoreça".
Pedro insistiu, "Senhora, há dois dias ando na chuva e no vento, estou faminto e molhado, trago aqui na minha sacola uma pedrinha, deixe-me fazer uma sopa de pedra e Deus vai abençoar sua casa."
"Sopa de pedra?" perguntaram o marido e a mulher, "interessante, que econômico. Como se faz?".
Pedro então perguntou, "nunca tomaram uma sopa de pedra? Não sabem o que estão perdendo. Garanto-lhes que é deliciosa."
"Entre aqui bom amigo e nos ensine fazer essa maravilha culinária." -  disse o casal.
Pedro entrou e dirigiu-se logo para a cozinha. Tirou a pedra da sacola, lavou-a cuidadosamente e disse-lhes: "me emprestem uma panelinha…"
O casal deu imediatamente uma panela. Ele encheu-a com água até a metade e colocou a pedra dentro.
-Agora se me deixassem colocar a panela no fogo… imediatamente deixaram Pedro por a panela no fogão. Quando a panela começou ferver.
-Se me dessem um pedaço de toucinho ficaria mais saborosa. Foram buscar o toucinho e trouxeram também um pedaço de linguiça. Pedro provou a sopa e exclamou maravilhosa, pena faltar uma batata uma cenoura, couve tomate e cebola. O casal mais que depressa foi buscar tudo que ele pediu.
Enquanto a sopa cozinhava, Pedro Malazartes tirou da sacola um pedaço de pão e um talher. Pediu então um prato. A sopa exalava um cheiro maravilhoso, Pedro sentou-se e tomou todinha. Quando terminou, lavou a pedra e colocou de novo na sacola. O casal então perguntou: Vai levar a pedra?

Pedro respondeu: Vou, para fazer outras sopas gostosas como essa, onde me recusarem esmolas.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Música para o FDS #8 - Molejo

Pois é pessoal, vocês pensaram que só iriam ver rock´n´roll nas sextas-feiras, estão redondamente enganados (aproveitando o post de ontem).
Quem em pleno anos 90 não ouviu molejo? E ainda há quem diga que o Molejo é melhor que os Beatles, e existem argumentos para isso. Fiquem com a banda mais bonita do Brasil o Molejo.


quinta-feira, 23 de abril de 2015

Um mundo mais redondo

A obesidade está cada vez mais presente nas nossas vidas. Todo mundo é ou, pelo menos, conhece um gordo. Mas e se o mundo inteiro se tornasse redondo? Inclusive os animais.



Confesso que achei divertido ein!

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Frase da semana #9

Ontem enquanto eu estava escrevendo o texto da coluna "Questão de Opinião" me lembrei de uma frase, que não sei quem é o autor:

"Se você  faz o mesmo que a maioria das pessoas faz, vai chegar no mesmo lugar que maioria das pessoas chega"

terça-feira, 21 de abril de 2015

Questão de Opinião #3 - Quem escuta rock´n´roll, ou heavy metal, é mais inteligente?


AVISO: Se você não gosta de ouvir ou ler coisas que são contra seus pensamentos é melhor parar de ler por aqui, as próximas linhas podem não concordar com você.

A muito tempo tenho um pensamento de que quem ouve rock´n´roll ou, principalmente, heavy metal é mais inteligente. Na realidade tenho esse pensamento no puro “achismo”, mas criei minhas próprias teorias para me embasar. Talvez essas teorias não sejam apenas minhas e outras pessoas também concordem comigo. Mas o primeiro ponto a saber é se quem escuta rock ou metal é mais inteligente ou quem é mais inteligente escuta mais rock ou metal?
O primeiro ponto que ressalto é justamente da origem do rock que surgiu e tomou força como um estilo de música de contestação, fugindo e quebrando os padrões vigentes. O mercado de entretenimento sabido que só, não lutou contra e fez do rock mais comercial. No entanto, apesar de sempre presente, depois do boom, raramente o rock está sob o holofote recebendo toda a atenção, o heavy metal nem se fala. Então a pessoa que gosta do rock/metal não pode viver só daquilo que a grande mídia empurra pra ela. Tem que correr atrás e com isso se depara com a grande variedade de subgêneros e bandas. Nesse cenário já posso identificar duas características que fortalecem a inteligencia, a primeira é que a pessoa não vai se contentar com aquilo que lhe é entregue e vai atrás de mais coisas, estudando por conta própria, sendo autodidata em alguns assunto; o segundo ponto é com esse grande leque que ela encontrou de bandas e subgêneros ela exercita seu poder de questionamento para poder diferenciar aquilo que gosta e o que é bom.
O segundo ponto ainda está relacionado com a origem do estilo, em comparação das músicas que se ouve ao ligar o rádio em uma emissora FM as letras das músicas de rock ou metal, geralmente são mais complexas. Basta ouvir um sertanejo universitário, axé ou pagode nas rádios uma vez que, talvez antes de terminar você já consegue cantar junto. Por que? Porque se tem um refrão que se repete muitas e muitas vezes e as estrofes que preparam para o refrão também. No rock não é raro encontrar músicas que não se repete uma única linha. Também é bastante comum músicas de rock e heavy metal terem mais de sete minutos (o fato de haver muitos solos de guitarra colabora) ao contrário dos estilos citados anteriormente. Então você acaba exercitando muito mais sua memória com o rock/metal, basta se perguntar, o que é mais fácil cantar “ai se eu te pego” ou “Eduardo e Mônica” inteira.
Como último ponto que exponho aqui, está relacionado com o primeiro. Principalmente no heavy metal a maioria das músicas são em inglês, mesmo de bandas brasileiras, então a pessoa terá o interesse de saber o que ela está ouvindo, possibilitando o maior conhecimento da língua anglo-saxã, treinando ainda seus ouvidos e sua pronuncia das palavras.
Existe ainda um quarto ponto que acredito que o rock/heavy metal contribua, mas esse eu gostaria de pesquisar mais afundo e, se comprovado, poderia me render um Nobel, ou IgNobel.
Mas, esses efeitos benéficos melhor se apresentam quando o interesse pela música seja verdadeiro, principalmente aquele primeiro ponto que citei, que considero primordial para se desenvolver a inteligencia, assim, outros estilos (e até mesmo o axé, pagode e sertanejo universitário citados) podem contribuir, se a pessoa desenvolver o interesse e procurar mais coisas. O rap hoje também compartilha os dois primeiros pontos apresentados.
Por fim, antes que eu seja crucificado, não acredito que tenha estilo de música ruim (música ruim sim, estilo não), cada um tem sua função e o importante é o ouvinte se sentir bem com o que escuta.


segunda-feira, 20 de abril de 2015

O Rei e a Omelete de amoras

O Rei e a Omelete de Amoras

     Era uma vez um rei que chamava de seus todo poder e todos os tesouros da Terra, mas apesar disso não se sentia felize a cada ano se tornava mais melancólico. Um dia, mandou chamar seu cozinheiro predileto e lhe disse: “Por muito tempo tens trabalhado para mim com fidelidade e me tens servido à mesa as mais esplêndidas iguarias, de modo que te sou agradecido. Porém, desejo agora uma última prova do teu talento. Deves me fazer uma omelete de amoras igual aquela que saboreei há 50 anos, em minha mais tenra infância     Naquela época meu pai travava guerra contra seu perverso inimigo a oriente. Este acabou vencendo, e tivemos de fugir. E fugimos, pois, noite e dia, meu pai e eu, através de uma floresta escura, onde afinal acabamos nos perdendo. Nela vagamos e estávamos quase a morrer de fome e fadiga, quando, por fim, topamos com uma choupana. Aí morava uma velhinha que amigavelmente nos convidou a descansar, tendo ela própria, porém, ido se ocupar do fogão. Não muito tempo depois estava à nossa frente a omelete de amoras! Mal tinha levado à boca o primeiro bocado, senti-me maravilhosamente consolado, e uma nova esperança entrou em meu coraçãoNaqueles dias eu era muito criança e por muito tempo não tornei a pensar no benefício daquela comida deliciosa.       Já era rei quando mais tarde mandei procurá-la, vasculhei todo o reino, não se achou nem a velha nem qualquer outra pessoa que soubesse preparar a omelete de amoras. Agora, quero que atendas a este meu último desejo: faze-me aquela mesma omelete de amoras! Se o cumprires, farei de ti meu genro e herdeiro de meu reino. Mas, se não me contentares, deverás morrer”.      Então o cozinheiro disse: “majestade, podeis chamar logo o carrasco. Conheço, é verdade, o segredo da omelete de amoras e todos os seus ingredientes, desde o trivial agrião até o nobre tomilho. Sei empregar todos os condimentos. Sem dúvida, há também o verso mágico que se deve recitar ao bater os ovos, e sei que o batedor de madeira de buxo deve ser sempre girado num só sentido. Contudo, ó rei, terei de morrer! Minha omelete não vos agradará ao paladar, jamais será igual àquela que vos veio pelas mãos da velhinha. Pois como haveria eu de temperar a coisa com aquilo que nela desfrutastes e que vos deixou, senhor, a impressão inesquecível? Faltará o perigo da batalha e o seu picante sabor, a proximidade do pai na floresta desorientadora, a emoção e a vigilância do fugitivo perdido. Não será omelete comida com o sentido alerta do perseguido. Não terá o descanso no abrigo estranho e o calor do fogo amigo, a doçura da inesperada hospitalidade de uma velha. Não terá o sabor do presente incomum e do futuro incerto“. Assim falou o cozinheiro. O rei, porém, calou um momento e não muito depois consta haver dispensado dos serviços reais o cozinheiro, rico e carregado de presentes.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Música para o FDS #7 - Vengaboys

Não há pessoa que tenha vivido na década de 1990 que não tenha ouvido ao menos um música dessa banda holandesa. Foram vários hits que embalaram a minha, a  nossa, juventude (começo de adolescência), ouvindo-os nas rádios.

Confesso que nunca havia visto qualquer vídeo-clipe deles até hoje (não costumava assistir MTV, talvez passasse lá), e confesso novamente, estou arrependido disso.


quinta-feira, 16 de abril de 2015

"R" caipira é invenção dos brasileiros

Estava hoje fazendo minhas incursões diárias pelo vasto mundo da internet e me deparei com esse artigo, comentando/descrevendo a evolução da língua portuguesa no nosso grande Brasil.

Em resumo, estimasse que com a divergência entre o português de Portugal e o brasileiro, o nosso pode se tornar uma língua independente em cerca de 200 anos. Também comenta que o "R" forte é caracteristicamente do interior de São Paulo, enquanto aquele "s" chiado típico do carioca remonta uma cópia do "s" falado pela corte portuguesa, que por sua vez, é uma cópia do francês.

É um texto longo mas recomendo a leitura. E o principal, a os sotaques e algumas palavras típicas são características regionais, não erradas, portanto, por que se envergonhar do modo que fala?

quarta-feira, 15 de abril de 2015

TECNOBORGUETE #3 - A Interdisciplinaridade, o RAP e a Criatividade



Olá, estive ausente por alguns dias, mas agora estou de volta para a alegria de todos e do meu amigo Rafael. Pois bem, venho para compartilhar com todos vocês uma experiência que tive na escola em que trabalho no ano de 2013. Um ano muito complicado e um dos mais difíceis em que passamos na escola devido a falta de professores na rede, algumas disciplinas por incrível que pareça, não tinha professores aptos para ministrarem as aulas.        Nesse ano de 2013 tínhamos na escola uma sala a “8ª Série C” a qual tive e tenho um carinho enorme, ainda encontro alunos que se lembram do nosso trabalho e da nossa parceria que rendeu muitas coisas legais. Era uma sala desmotivada, sem nenhuma perspectiva de aprendizado e aquisição de conhecimento devido a problemas disciplinares de alguns alunos, e pela falta de professores, assim sendo tivemos a ideia de criar um projeto para desenvolvimento dessa sala de aula, a professora de Língua Portuguesa Denise decidiu, com minha ajuda a criação de um “Áudio Livro” ou “Livro Clip”, envolvendo conhecimento da disciplina ministrada em sala de aula com conteúdos de informática fazendo a chamada interdisciplinaridade, a mistura de dois conhecimentos para um objetivo comum, buscando a motivação necessária para que os alunos melhorem o seu rendimento escolar e tenham mais vontade de estudar e a consequente busca de um objetivo em suas vidas.
A Professora Denise decidiu tocar em um assunto polêmico, a Desigualdade Social, preconceito racial a cultura Hip Hop e o Rap, e no livro tínhamos um capítulo em que abordava a vida periférica de jovens do Brasil. Muito do que enfatizava o capítulo do livro, dizia a respeito da vida dos alunos daquela sala, das dificuldades, da violência vivida por alguns deles, enfim a vida das periferias das grandes cidades e seus problemas em que a população enfrenta atualmente. Assim nos organizamos e dividimos em capítulos, e os próprios alunos escolheram os temas relacionados e os artistas do Rap nacional para fazer a pesquisa na sala de informática e selecionar imagens e textos que diz respeito, assim fiz o uso de 2 Softwares o Movie Maker para montagem do trabalho com as imagens e textos que os alunos selecionaram, o Audacity para gravação de voz na leitura dos textos produzidos.
Com o trabalho pronto, podemos perceber que obtivemos grandes resultados com essa sala de aula, pois eles se envolveram de uma tal forma que nos surpreendeu, desenvolveram os conhecimentos em informática na montagem do trabalho com esses 2 softwares, treinaram escrita e leitura dos textos produzidos por eles mesmos com a supervisão da Professora Denise, e conseguimos de alguma forma com um projeto bem planejado, alcançar pontos muito positivos com uma sala de aula que não tinha motivação alguma para o aprendizado. Pessoalmente fiquei muito feliz, pois consegui de alguma forma colaborar na formação desses alunos com o ensino da informática educativa. Segue o Vídeo do Trabalho dos Alunos. Muito Obrigado e até o próximo post espero que gostem.



(Teatro) Entre os trilhos do trem - Campo Mourão/PR

Hoje a noite haverá a apresentação da peça infantil "entre os trilhos do trem" no teatro municipal de Campo Mourão as 20h, A entrada é grátis.
Quem estiver de bobeira hoje a noite, vale a pena dar uma conferida.



terça-feira, 14 de abril de 2015

Frase da Semana #8

Voltando às frases em letras de músicas:


"A vida é só um jogo que você tem que vencer"



essa frase está na letra de "Living for the night" da banda Viper.
A vida é simples, mas a maneira de vencer cada opta por uma tática.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Conto Sioux

Conta uma lenda dos índios sioux que, certa vez, Touro Bravo e Nuvem Azul chegaram de mãos dadas à tenda do velho feiticeiro da tribo e pediram: - Nós nos amamos e vamos nos casar. Mas nos amamos tanto que queremos um conselho que nos garanta que ficaremos sempre juntos, que nos assegure estar um ao lado do outro até a morte. Há algo que possamos fazer?
O velho, emocionado ao vê-los tão jovens, tão apaixonados e tão ansiosos por uma palavra, disse: - Há o que possa ser feito, ainda que sejam tarefas muito difíceis. Tu, Nuvem Azul, deves escalar o monte ao norte da aldeia apenas com uma rede, caçar o falcão mais vigoroso e trazê-lo aqui, com vida, até o terceiro dia depois da lua cheia. E tu, Touro Bravo, deves escalar a montanha do trono; lá em cima, encontrarás a mais brava de todas as águias. Somente com uma rede deverás apanhá-la, trazendo-a para mim viva!
Os jovens se abraçaram com ternura e logo partiram para cumprir a missão. No dia estabelecido, na frente da tenda do feiticeiro, os dois esperavam com as aves. O velho tirou-as dos sacos e constatou que eram verdadeiramente formosos exemplares dos animais que ele tinha pedido. - E agora, o que faremos? Os jovens perguntaram. - Peguem as aves e amarrem uma à outra pelos pés com essas fitas de couro. Quando estiverem amarradas, soltem-nas para que voem livres.
Eles fizeram o que lhes foi ordenado e soltaram os pássaros. A águia e o falcão tentaram voar, mas conseguiram apenas saltar pelo terreno. Minutos depois, irritadas pela impossibilidade do vôo, as aves arremessaram-se uma contra a outra, bicando-se até se machucar. Então o velho disse: - Jamais esqueçam do que estão vendo, esse é o meu conselho. Vocês são como a águia e o falcão. Se estiverem amarrados um ao outro, ainda que por amor, não só viverão arrastando-se, como também, cedo ou tarde, começarão a machucar um ao outro. Se quiserem que o amor entre vocês perdure, voem juntos, mas jamais amarrados.

Libere a pessoa que você ama para que ela possa voar com as próprias asas. Essa é uma verdade no casamento
e também nas relações familiares, de amizade e profissionais. Respeite o direito das pessoas de voar
rumo ao sonho delas. A lição principal é saber que somente livres as pessoas são capazes de amar!!!



(retirado da internet)

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Música para o FDS #6 - The Marcels

Essa é música bem bacana para alegrar o fim de semana de vocês.

O conjunto vocal norte americano "Os marcels" (The Marcels). No vídeos surpreende a jovialidade e os ternos roxos.


quinta-feira, 9 de abril de 2015

R.A.P

Não sei se todos vocês sabem, mas RAP significa "Ritmo e Poesia" (em inglês), e baseado nisso o Gustavo Horn fez esse vídeo abaixo com participações especiais, levando "ao pé da letra" essa questão da poesia e ritmo juntos formando uma música.

Esse vídeo seria (mna verdade é) uma ferramenta bastante interessante que poderia ser utilizada por professores de literatura para aproximar mais seu conteúdo da realidade dos alunos, fazendo esses alunos a terem maior interesse pela matéria.


quarta-feira, 8 de abril de 2015

Frase da Semana #7

Boa tarde galera, essa semana temos;

"Molduras boas não salvam quadros ruins"


Não adianta a pessoa ter uma aparência (física e moral) bonita, adequada, mas ter atitudes que são negativas ou, até mesmo, vão de encontro ao que pregam.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Você conhece podcast?

"Mas o que está acontecendo? Hoje não era dia de TecnoBorguete?"    
Era sim, mas infelizmente, por motivos universais que estão fora de nosso controle, hoje nosso amigo Borges não pode escrever. No entanto, semana que vem ele volta, a menos que novas conspirações aconteçam impedindo-o.


      Essa pergunta eu me fiz e me fizeram alguns anos atrás enquanto eu conversava com um amigo. Esse amigo já conhecia e me explicou como funcionava. Na verdade é bem mais simples do que imaginava. Em uma explicação mais simples ele é um programa de rádio fora do rádio. Você o escuta no seu telefone celular ou tocador de música mas não precisa conectar-se à rádio e nem se prender aos horários estabelecidos pela grade da estação, você simplesmente baixa o conteúdo e escuta na hora, quando e quantas vezes você quiser. Ele é apenas um arquivo de áudio. Só isso.
     Mas existem lá suas diferenças, a mais interessante no formato do arquivo é que diferentemente de um arquivo de áudio simples (uma música), se você for escutar outra música antes da primeira terminar, quando você voltar para a primeira ela iniciará do começo, mas um podcast voltará de onde você parou, o que é muito bom, pois são de longa duração em geral.
     O formato do programa vária muito existem aqueles que seguem o padrão de rádio FM mesmo, ou seja, toca um set list de música intercalando com algumas conversas e nome das músicas. Mas acredito que a grande parte segue o formato de conversa sobre um determinado assunto (a maioria dos podcasts tem um foco específico). Nesse formato geralmente existe uma equipe fixa que recebe convidados para debater o tema do episódio. Particularmente todos os que eu escuto são desse jeito.   Um jeito mais rápido e divertido de receber informações e conhecimentos.
     
Os podcasts que ouço com freqüência são (por ordem de início):
#Papo lendário: o podcast do site mitografias.com. É um podcast de mitologia onde os participantes abordam vários temas e relacionam com outras mitologias. São utilizados temas modernos também, como alguns filmes e livros que saem e até o universo de quadrinhos.

#Rapaduracast: do site cinema com rapadura. Os participantes falam sobre filmes e o universo cinematográfico. Há programas especiais sobre franquias, diretores e atores, além dos filmes em cartaz.

#Nerdcast: do jovem nerd. Bem geralzão, mas com um viés nerd. São episódios de HQs, cinema, história, ciência, cotidiano, etc...

#Beercast: Um podcast voltado para cerveja. Toda semana os participantes experimentam uma cerveja e comentam sobre suas impressões, alem de comentarem sobre a história da cerveja em questão e caraterísticas do estilo. Também comentam sobre os eventos relacionados.

#Matando Robôs Gigantes (eventualmente). Quadrinhos, jogos e cinema. Comentados pela trinca de apresentadores.


P.S.:Todos esses podcasts citados tem características de humor. Mas existem outros mais sérios. De vez em quando procuro novos para experimentar, mas não posso indicar nenhum que estou escutando a mais tempo

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Os três fios de cabelo do Diabo (parte IV)

Leia Antes: parte I, parte II e parte III

Os três fios de cabelo do Diabo (parte IV - final)

Continuando:
O rapaz agradeceu e partiu, levando os fios de cabelo no bolso. Depois de uma longa caminhada, chegou ao rio e acenou para o barqueiro, pedindo que o levasse à outra margem.
Durante a travessia, o barqueiro perguntou: -Você trouxe a resposta que lhe pedi?
O rapaz, que era muito esperto, respondeu: -Sim, mas não consigo me lembrar dela.
Já na outra margem, ao desembarcar, disse: -Agora, sim, me recordo... Se você quiser mesmo ficar livre de seu ofício, bastará entregar os remos ao primeiro passageiro que aparecer.
O barqueiro, agradecido, deu-lhe um burro carregado de ouro.
O rapaz continuou seu caminho de volta. Encontrou o mesmo grupo de homens, que continuavam aos pés da macieira. Aproximando-se, disse:
-Há um verme na raiz dessa árvore. É preciso tirá-lo daí, para que a árvore volte a dar frutos.
Os homens obedeceram e, tão logo encontraram o verme e o arrancaram da raiz, muitas maçãs de ouro brotaram dos galhos. Agradecidos, presentearam o rapaz com um burro carregado de ouro. Com este, ele já levava dois...
Mais adiante, reencontrou os homens que continuavam junto à fonte e lhes disse:
-Há um rato morando na nascente. É preciso tirá-lo de lá.
Os homens assim o fizeram. Logo a fonte voltou a ser como antes. E os homens, para mostrar sua gratidão, deram ao rapaz um burro carregado com ouro que, enfim, voltava a jorrar.
Assim, com os três burros e os três fios de cabelo do Diabo, o rapaz chegou ao palácio. Depois de abraçar sua esposa, foi procurar o rei.
-Pronto, majestade. Aqui está sua encomenda – disse, entregando-lhe os três fios de cabelo do Diabo.
O rei, ao ver a riqueza que o rapaz trazia na sela dos três burros, perguntou onde havia conseguido.
-Do outro lado do rio – ele respondeu.
O rei então pegou todos os cavalos que possuía e dirigiu-se ao rio. O barqueiro, ao vê-lo, lembrou-se da resposta que o rapaz havia lhe dado. Entregou os remos ao rei e, assim, libertou-se do oficio que tanto o vinha enfastiando, ultimamente.
O rei ficou grudado aos remos e ali continua, até hoje, sem sabem como se livrar do encantamento.

(extraído de “Contos populares espanhóis” - uma seleção de contos feita por Yara Maria Camillo)

domingo, 5 de abril de 2015

Feliz Páscoa

Feliz Páscoa pessoal,

sexta vi esse vídeo no whatsapp e ontem mandaram novamente, fiquem com o real significado da páscoa explicado de uma forma bem simples, uma forma que até crianças entendem.

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Música para o FDS #5 - Guto Horn

   O fim de semana está chegando, mesmo sendo sexta-feira santa não podia deixar de postar o combinado com vocês. Essa postagem deixei agendada pois provavelmente neste momento estou na estrada.
   Hoje é a primeira sexta-feira de abril, e as primeiras sextas do mês deixo reservadas para bandas/músicos nacionais de um cenário menos conhecido, que há uma menor divulgação.
     E hoje é o rapaz chamado Guto Horn. Ao que me parece ele trabalha com trilhas e vinhetas, mas ele tem um canal no youtube em que ele faz covers e rearranjos de músicas conhecidas como "lepo lepo love version" ou "piradinha jazz", ou ainda Daft punk à capela, enfim, muito bacana. Mas ele também tem um trabalho autoral com um estilo que diria que é um MPB, bem legal também, e a música de hoje faz parte desse trabalho.
     Esse cara conheci assistindo vídeos do parente dele Gustavo Horn, que tem umas sacadas boas, qualquer dia coloco alguns desses vídeos para não pensarem que estou mentindo.


essa é a história do João (que eu nem sei se é verdadeira!)

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Especial Classe "A" - O declínio do "Rei dos Gramados"

Uma polêmica vem assolando a sociedade nas últimas semanas: a decadência do "Rei dos Gramados", como é conhecido o jogador Danilo Sicha. A polêmica começou depois de o artilheiro passar semanas sem marcar gols, sem contar suas atuações pífias, merecedoras de reclamações. Torcedores e comissão técnica do FACAA, Futebol Arte Class "A" e Amigos, vem cobrando a recuperação de Sicha. Ele ganhou esse apelido após uma série de jogos com alto desempenho e em especial uma partida em que "deitou e rolou", marcando vários gols e passes.

Suspeita-se que o mal desempenho do jogador seja decorrência de seu comportamento extra-campo. Não é segredo que Sicha, costumeiramente, fica noites sem dormir, ou dormindo pouco, em festas ou em bares de várias cidades brasileiras, e esse comportamento vem afetando o atleta dentro das quatro linhas. Outra hipótese levantada pela imprensa são problemas de cunho amoroso/pessoal, no qual ele próprio se nega a conversar.

Pessoas ligadas ao jogador afirmam que o técnico, dono do time, administrador do grupo de whatsaap e roupeiro Borgemburgo tem atrapalhado seu rendimento através de boicote e complô, escalando-o em times que não o favorece. "Eu não tenho jogado bem porque o Borgemburgo montou um time que não tem condição. A bola não chega em mim e ainda cobram meus gols, de brincadeira! Isso é perseguição!", afirmou Sicha.

O dono do time, Borgemburgo, acredita em seu artilheiro e, inclusive, o incentiva, como já presenciado. "O Sicha é um bom jogador, mas está passando por uma má fase. Ele precisa voltar a treinar um pouco mais de fundamentos, chegar mais cedo, correr em volta do campo, treinar uns passes, chute a gol... ele precisa ser um pouco mais humilde.", disse o treinador. Na mesma conversa Borgemburgo revelou que há a possibilidade de Danilo Sicha ficar fora de desafios programados.




Os torcedores apoiam o técnico e cobram mais comprometimento de Sicha. "Toda segunda ele senta em frente ao aquário e diz que ta pescando, antes dos jogos ele bebe cerveja, whisky. Assim não tem como jogar né?!" afirmou um torcedor. Outro, menos confiante em Danilo disse "ele sempre foi mais ou menos, nunca correu e é fominha. A única coisa que tinha era aquela jogada de puxar pro lado e chutar, mas já tá manjada. Esse dia que deram esse apelido foi um dia de inspiração e só!".

Ainda sobre a possível saída do jogador seu empresário, D. Passareli, afirmou que recebeu propostas de um clube da capital do Acre que irá disputar a segunda divisão do estadual, "esse renomado clube, que eu não vou citar o nome para não atrapalhar uma possível transferência, fez uma proposta pro Danilo, era só ingressar no plano sócio-torcedor, comprar a camisa e o calção que teria vaga garantida". O atleta nega que tenha fechado acordo e acredita que o atleta ainda tenha chance na equipe rubro-celeste, "eu comecei jogando aqui e quero encerrar a carreira defendendo o FACAA".

Especula-se ainda a aposentaria do artilheiro, o que talvez não seria uma perda tão grande para o futebol. Vale lembrar que essa não é a primeira vez que "aposentaria" encontra Sicha, a algum tempo atrás ele quase se aposentou para ter sua perna amputada devido às fortes dores e complicações que teve em seu joelho, tornozelo, calcanhar, dedão, dedinho e peito do pé. Na época se utilizou de pernas mecânicas para não deixar os gramados.

Mas a pergunta fica: Sicha dará a volta por cima, será o fim do reinado de Sicha ou o seu reinado era mera ilusão?

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Jogos Pan-americanos - faltam 100 dias

Faltam 100 dias para o início dos jogos Pan-americanos. Essa edição será realizada em Toronto no Canadá e o Brasil já conta com 460 vagas garantidas. 

Toronto 2015.png

Os jogos acontecerão em julho e como é possível fazer as inscrições até o início de junho, algumas modalidades estão com possibilidade de mais atletas entrarem. A estimativa do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) é de que a delegação seja de quase 600 atletas, superando a maior delegação já enviada, que foi a de 2011 para Guadalajara, com 515 atletas; mas ainda atrás de 2007 quando os jogos foram realizados no Rio de Janeiro, onde houve 660 participantes brasileiros.
Esse será um dos testes mais importantes para os atletas brasileiro antes das Olimpíadas do ano que vem. 
Os jogos pan-americanos contam com alguams modalidades que (curiosamente) não aparece no quadro olímpico, dentre elas: boliche, karatê, esqui aquático, patinação artísticas, softbol (quase um baseball), squash, baseball e raquetebol (???).

Frase da Semana #6

Hoje é rápido e rasteiro

"A vida é boa, tão boa quanto desejar"

Essa frase está presente na música "fairy tale" do shaman (a mais conhecida da banda que até fez parte da trilha sonora da novela global "beijo do vampiro").

Ora, mas o que podemos entender disso? Se você desejar que sua vida seja ruim ela vai ser, seja sua vida pessoal, profissional ou amorosa, pois você vai começar a prestar muito mais atenção nos defeitos, nos problemas, dela e conceder à essas negatividades um peso maior. O contrário também é verdadeiro, se desejar que seja boa sua vida, esses pontos positivos se sobressaem, não que não haverão problemas, mas o saldo pode ser positivo.