terça-feira, 31 de março de 2015

Questão de Opinião #2




Esse é o primeiro vídeo de uma serie, que visam dar dicas de educação, formal e informal. 
Espero que gostem e que vejam os proximos que virao.



Conhecimento: Acumulativo ou Substitutivo


Podemos supor que nossa cabeça é dividida partes especificas. Ligadas ao conhecimento temos uma parte de triagem, onde a idéia ou conceito que iremos fica até entrar no compartimento de uso propriamente dito. O tempo em que esse conhecimento fica nesse setor de triagem chamamos de “aprendizagem”. Apos aprendermos alguma coisa e fazermos uso disso, temos dois destinos possível: o armazenamento ou jogar isso fora.
Algumas coisas passam direto da triagem pro armazenamento (como algumas piadas e musicas ruins) e outras não temos necessidade de guardar depois de usado (como o telefone daquela tia da sua namorada que mora em uma cidade que você esta e nunca mais vai voltar na vida). Mas o que nos interessa aqui não são apenas essas coisas do cotidiano, mas coisas de conhecimento mais pratico, principalmente aquele que nos é apresentado nas instituições de ensino.
Podemos nos posicionar de duas maneiras: sendo acumuladores ou substituidores. Um substituidor é uma pessoa que sabe que vai usar um conhecimento A, aprende ele e depois joga for a; quando for aprender B aprende e joga fora. Mas se for necessário utilizar A novamente, deve aprender, passar pela triagem, gastando um tempo e energia outra vez. Isso é o que acontece quando o aluno simplesmente decora a matéria para uma prova, duas horas depois ele não lembra mais de uma virgula que poderia usar.
Um acumulador tem um processo igual para o aprendizado, mas ao invés de jogar fora o conhecimento apos o uso, ele encaminha ele para o armazenamento, abrindo espaço para a área de trabalho para conhecimento novo. Se for preciso utilizar aquele conhecimento antigo, basta buscá-lo no deposito. As vezes ele pode estar guardado La num cantinho, demorando um pouco ate encontrá-lo e mais um tempinho para tirar a poeira, mas esse tempo é menor que o de um novo aprendizado. Isso acontece quando você dedica o tempo necessário para o estudo, não apenas focando na prova. Acaba sendo necessário um tempo ligeiramente maior para ser acumulador, pois tem que guardar o conhecimento no deposito, não simplesmente jogá-lo. Quanto melhor guardado mais fácil reutilizá-lo.





E ai, você prefere ser um substituidor ou acumulador?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e, talvez, seja feliz!