sábado, 21 de março de 2015

Mestre Luca #1



Bom, este é a primeira vez que escrevo aqui. E a proposta é bem simples: falar de comida.
Todo mundo gosta de um churrasco ou uma pizza, porém dá para sair deste dueto a um custo baixo e o mais legal, sofisticando um pouco seus pratos.
Cozinhar é uma arte, assim como na pintura, você combina cores, ao invés de combinar notas musicais, você combina notas de sabores. Essa combinação te faz chegar a uma obra que deve agradar ao paladar, ao olfato e à visão.
Mas se engana quem pensa que para cozinhar coisas aleias ao comum é preciso gastar muito tempo ou ter muita habilidade na cozinha. Periodicamente escreverei aqui uma receita baseada em três pilares. Baixo custo, alto sabor e facilidade de se preparar, junto com sugestões para acompanhamentos. Espero poder agradar os paladares mais exigentes ;)

A primeira receita vem da Itália, mais precisamente da região de Genova, o tagliattelle ao pesto. A combinação de massas e ervas finas são predominantes por lá.
A receita leva em seus ingredientes manjericão e azeite, muito comuns naquela região. O tempo de preparo é de 20 min. e é uma alternativa para quem quer uma comida diferente e prática.
O Azeite dá sempra um sabor diferenciado aos pratos, experimente fazer o arroz comunm com azeite ao invés de um óleo mais comum, ele é um ótimo coringa, na dúvida faça com azeite que fica melhor. Na Europa, principalmente Espanha, Portugal e Itália, o azeite é o óleo predominante, lá ele é simplesmente tratado como "o óleo".
O manjericão por sua vez é comum na culinária italiana assim como o arroz é comum em nossa dieta. Utilizam em pizzas, massas, molhos e no que você pensar. Tem um sabor característico e assim como alecrim e orégano, é conhecido como ervas de cheiro.
A mistura de azeite, massa e manjericão cria um prato leve e de sabor pronunciado, ótimo para comer degustando um bom vinho branco ou uma cerveja.

Mas chega de blá blá blá. Falei muito (novidade não?) e receita que é bom nada. Então aí vai.


Ingredientes:

4 ou 5 ramos de manjericão
Azeite
100g Nozes
300g Macarrão do tipo tagliattelle
Sal
Parmesão para ralar (recomenda-se não comprar ralado)
Pimenta do reino


Para preparar o pesto, primeiro corte e triture bem o manjericão (apenas as folhas, sem os talos) e amasse-o em um pote com aproximadamente 150ml de azeite (quanto melhor o azeite melhor o sabor, óbvio). Guarde este preparado por uns 15 min (uma dica é continuar amassando o manjericão no azeite enquanto espera o macarrão cozinhar). Separe também as nozes cortadas em pequenos pedaços.
Coloque o macarrão em água fervendo com um fio de azeite e sal a gosto. No caso da massa integral, esta deve ficar pronta em 10 a 13 min.
Passado este tempo, escorra o macarrão e enquanto isso prepare o pesto.
Coloque em uma panela o preparado de azeite e manjericão. Junte as nozes e caso seja necessário mais azeite. Coloque sal a gosto também.
Desligue o fogo e junte o macarrão.
Sirva no prato e junte o parmesão ralado a gosto e um pouco de pimenta do reino. Decore um uma noz e folhas de manjericão.

A receita serve duas pessoas (ou uma no caso dessa pessoa ser o Rafa)

Tome um Vinho sauvignon blanc ou uma cerveja German Pilsner acompanhado do tagliattelle, ambos ganharão sabor ;)


Mais pra frente (assim que fizer pela primeira vez) passo a receita da massa do macarrão caseira (que acreditem em mim, fica muito melhor feito na hora)

3 comentários:

  1. Parabéns ae Lemão, parece que esse macarrão ficou bom ein....

    Mas ainda acho o mais bacana é que não é uma "simples receita", tem uma história por trás, uma curiosidade que seja....

    Parabéns fiote

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ae Lemão, parece que esse macarrão ficou bom ein....

    Mas ainda acho o mais bacana é que não é uma "simples receita", tem uma história por trás, uma curiosidade que seja....

    Parabéns fiote

    ResponderExcluir

Comente e, talvez, seja feliz!