terça-feira, 31 de março de 2015

Questão de Opinião #2




Esse é o primeiro vídeo de uma serie, que visam dar dicas de educação, formal e informal. 
Espero que gostem e que vejam os proximos que virao.



Conhecimento: Acumulativo ou Substitutivo


Podemos supor que nossa cabeça é dividida partes especificas. Ligadas ao conhecimento temos uma parte de triagem, onde a idéia ou conceito que iremos fica até entrar no compartimento de uso propriamente dito. O tempo em que esse conhecimento fica nesse setor de triagem chamamos de “aprendizagem”. Apos aprendermos alguma coisa e fazermos uso disso, temos dois destinos possível: o armazenamento ou jogar isso fora.
Algumas coisas passam direto da triagem pro armazenamento (como algumas piadas e musicas ruins) e outras não temos necessidade de guardar depois de usado (como o telefone daquela tia da sua namorada que mora em uma cidade que você esta e nunca mais vai voltar na vida). Mas o que nos interessa aqui não são apenas essas coisas do cotidiano, mas coisas de conhecimento mais pratico, principalmente aquele que nos é apresentado nas instituições de ensino.
Podemos nos posicionar de duas maneiras: sendo acumuladores ou substituidores. Um substituidor é uma pessoa que sabe que vai usar um conhecimento A, aprende ele e depois joga for a; quando for aprender B aprende e joga fora. Mas se for necessário utilizar A novamente, deve aprender, passar pela triagem, gastando um tempo e energia outra vez. Isso é o que acontece quando o aluno simplesmente decora a matéria para uma prova, duas horas depois ele não lembra mais de uma virgula que poderia usar.
Um acumulador tem um processo igual para o aprendizado, mas ao invés de jogar fora o conhecimento apos o uso, ele encaminha ele para o armazenamento, abrindo espaço para a área de trabalho para conhecimento novo. Se for preciso utilizar aquele conhecimento antigo, basta buscá-lo no deposito. As vezes ele pode estar guardado La num cantinho, demorando um pouco ate encontrá-lo e mais um tempinho para tirar a poeira, mas esse tempo é menor que o de um novo aprendizado. Isso acontece quando você dedica o tempo necessário para o estudo, não apenas focando na prova. Acaba sendo necessário um tempo ligeiramente maior para ser acumulador, pois tem que guardar o conhecimento no deposito, não simplesmente jogá-lo. Quanto melhor guardado mais fácil reutilizá-lo.





E ai, você prefere ser um substituidor ou acumulador?

segunda-feira, 30 de março de 2015

Os três fios de cabelo do Diabo (parte III)

leia antes: parte I e parte II


Os três fios de cabelo do Diabo (parte III)

continuando:
O rapaz não se intimidou. Ao contrário, insistiu tanto no que queria, que a mulher acabou cedendo:
-Está bem. Fique escondido aqui fora, até que meu marido volte. E então, quando ele se deitar para dormir, eu lhe arrancarei os três fios de cabelo.
O rapaz agradeceu e disse:
-Mas isso ainda não é tudo, senhora.
-Como? - a mulher do Diabo reagiu, intrigada.
-Preciso de mais três favores...
O rapaz contou sobre as três perguntas que lhe haviam feito durante a viagem. E a mulher prometeu que tentaria descobrir as respostas.
O Diabo chegou ao cair da noite. Estava muito cansado e, logo depois de jantar, recolheu-se ao quarto com a esposa. Não tardou a adormecer profundamente. Então, a mulher, aproveitando a oportunidade, arrancou-lhe um fio de cabelo. O Diabo abriu os olhos e perguntou o que estava acontecendo. Calmamente, ela disse que acabava de ter um sonho.
-E que sonho foi esse? - O Diabo perguntou, entre aborrecido e curioso.
-Bem, sonhei com um grupo de homens que queriam descobrir por que uma fonte, que havia dado tanto ouro em outros tempos, agora estava seca.
-E daí? - resmungou o Diabo.
-Dai os homens me perguntaram o que deveriam fazer, para que o outro voltasse a jorrar.
O Diabo respondeu que a fonte estava seca por causa de um rato que morava na nascente. Se o tirassem de lá, a fonte voltaria a dar ouro.
A mulher esperou que o marido tornasse a adormecer e, com muita cautela, arrancou-lhe outro fio de cabelo. O Diabo acordou, furioso. E ela, no tom mais inocente do mundo, explicou que tinha sonhado novamente.
-O que foi, agora? - Ele perguntou.
-Sonhei que havia um grupo de homens aos pés de uma árvore, tentando descobrir o que fazer para que ela voltasse a produzir maçãs de ouro.
O Diabo explicou que um verme estava devorando as raízes da macieira. Se o tirassem de lá, a árvore tornaria a dar frutos como antes.
-Agora trate de não mais me amolar com essas histórias idiotas – ordenou o Diabo, puxando o cobertor até o pescoço.
Tornou a dormir e, pouco depois, a mulher lhe arrancou o terceiro fio de cabelo.
O Diabo perdeu a paciência e até ameaçou a mulher que, depois de pedir mil desculpas, explicou que havia tido outro sonho. Quase fora de si, o Diabo esbravejou:
-E então? O que os homens do seu sonho queriam saber, agora?
-Ah, dessa vez era um homem só... Um barqueiro que estava farto de seu oficio e não sabia o que fazer para se livrar dele.
-Esta é muito fácil – respondeu o Diabo. - Basta que ele entregue os remos ao primeiro passageiro que entrar no barco.
-Mas claro! - concordou a mulher. - Puxa, como você é inteligente!
-E como você é tagarela – o Diabo resmungou. - Agora cale essa boca, que eu quero dormir.
Com um gesto de assentimento, a mulher prometeu que o deixaria repousar tranquilo.
O Diabo, mesmo com raiva, logo voltou a adormecer. Então a mulher se levantou sem fazer barulho e foi até o quintal, onde o rapaz a esperava. Entregou-lhe os três fios de cabelo do Diabo e as três respostas que havia conseguido.
...continua.

sexta-feira, 27 de março de 2015

Música para o FDS #4 - Angra

Para embalar o término dessa semana uma música um pouco mais pesada: o mais recente clipe do Angra. \m/
Essa que é uma banda brasileira de metal a mais de 20 anos na estrada, já na sua 3ª formação, teve o lançamento do seu 8º álbum de estúdio em janeiro desse ano com a estréia do já carimbado italiano Fábio Lione nos vocais e o moleque Bruno Valverde arrebentando a bateria.
O clipe foi lançado essa semana (postado no perfil oficial da banda no youtube dia 23/03 - parabéns Carlão!) está bem massa com batalhas de avião "a lá" II G.M. com um molequinho pilotando ao lado do trio de cordas da banda. As cenas de hangar foram gravadas em São Carlos no museu da aviação,

Já ouviu falar em crowndfunding? #2

(Para entender melhor leia: ja-ouviu-falar-em-crowdfunding?)


     Olá mamíferos, como havia dito,procurando passar algumas dicas de projetos interessantes todos os meses, já selecionei os três. Mas antes, gostaria de compartilhar algumas observações minhas sobre o como montar, ou pode-se dizer, dicas para o projeto
     São 4 pontos que devem ser observados para o sucesso de seu projeto.

1) O Projeto
Com certeza o mais importante é o seu projeto. Ele deve ter qualidade e, de preferência, ter um diferencial. Isso independente do que se tratar seu projeto, um livro, quadrinhos, projeto social, gravação de CD, peça de teatro, etc... Se ele for ruim ninguém vai investir, se for "mais do mesmo" também não. 
Por exemplo: você vai gravar um CD "Fulano canta Tom Jobim", que é você cantando as músicas do Tom Jobim (errrr) igual ao Tom Jobim. Cara, se eu quiser comprar um CD assim compro um do próprio Tom Jobim. Agora, Se for "Fulano canta Tom Jobim, versão heavy metal", já é algo diferente mais chance de sucesso.

2) A apresentação
Já vi vários projetos, e consequentemente, várias apresentações. É recomendado que você faça um vídeo, além da parte escrita. Nessa apresentação você está "vendendo o seu peixe", desse modo você precisa acreditar que ele é bom, e me convencer disso. O vídeo é importante nessa parte porque nele você pode fazer as pausas e chamar atenção para pontos que no texto talvez passassem despercebidos. Sem contar que é mais difícil enganar no vídeo que no texto, assim como é mais fácil você falar que gosta da garota por mensagem do que ao vivo. Passe confiança e que o projeto é algo mais do que ganhar dinheiro e suas chances aumentam bastante. (Uma vez vi um vídeo que a pessoa estava deitada no sofá e praticamente dizia "estou fazendo isso (entenda-se escrevendo/tocando) porque é uma forma mais fácil de eu ganhar dinheiro". Resultado: terminou o prazo dessa pessoa e ninguém deu 1 real sequer.)

Outro ponto importante aqui é que se você já tem algum material para mostrar, mostre-o. Você não vai dar dinheiro para um desconhecido sem saber se o produto dele é bom. Vídeos no youtube para músicos e teatro/cinema são fundamentais. Um livro de tirinhas, se o autor possui um site, ou as publica em revistas ou jornais, mostre que já possui "recomendações".

3) Recompensas
Pouquíssimas pessoas vão de dar o dinheiro pela simples bondade do ato. (Exceções são quando projetos sociais de casas de apoio, comunidades, etc), para isso existe as recompensas. O mais básico é o agradecimento em alguma rede social ou no produto em si (página do livro, encarte do CD, créditos do filme, programa do teatro). Outra coisa, a pessoa acredita naquele produto, ela quer ver aquele produto saindo da sua cabeça e das folhas de papel para a realidade, então ela quer ter esse produto (ou participar), por isso os mais comuns acabam sendo livros e CDs, eles podem ser enviados pelo correio. Um espetáculo de dança ou teatro custa muito caro para viajar, então, infelizmente, eles permanecem na cidade (ou viajam por poucas) e a pessoa não tem a oportunidade de ver aquilo que apoiou.
É interessante também ter outras coisas relacionadas ao projeto que dê mais opções de combinação e poder aumentar o valor recebido. Marcadores de páginas, fotos ou posters, camisetas, imãs de geladeira, desconto na aquisição do produto... o céu é o limite, use a criatividade. Se a pessoa quiser comprar só o livro, ok, mas ela pode querer comprar o livro e ter um poster, mais grana, mais perto do objetivo. 

4) Valores das recompensas
De novo, ninguém vai te dar dinheiro simplesmente porque você é bonito, e se o fizer, não vai ser apenas para ver o sorriso no seu rosto. Então é natural que o valor do produto seja um pouco mais alto que o de mercado, pois você vai estar gravando/imprimindo um número menor de CD/livro que uma empresa de grande porte, então o custo unitário vai ser maior, e outros pontos também. Mas fica complicado você pedir R$60,00 em um CD que custa em torno de R$30,00, ou R$45,00 no CD e R$60,00 no mesmo autografado.
Também é interessante usar um pouco a matemática. É mais atrativo você fazer dar descontos quando se compra em maiores quantidades (Ex.: 1 CD R$40,00, 2 CDs R$75,00). Mas já vi um rapaz que os livros dele era 1 por R$35,00, 2 por R$80,00 e 3 por R$120,00. Ou seja, se você comprasse de 2 ou 3, a unidade saia mais cara que comprando individualmente.


vamos aos "selecionados":
1 - Sal, Duna, Lamparina
Documentário sobre os moradores de uma comunidade que mora dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses


2 - Coletivo Poesias
Um projeto que visa a publicação de coletâneas de poesias e distribuição gratuitas em escolas.


3 - La Duda
É um curta-metragem sobre uma menina que não consegue terminar seu roteiro.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Frase da Semana #5

A frase da semana é um acontecimento real e homenagem a um grande amigo. Primeiramente, é preciso contextualizar a situação para ela fazer mais sentido.

Um amigo iria sair/ficar com uma garota, mas levou um amigo junto, e a garota também levou uma amiga. Quando os quatro se encontraram o casal combinado saiu para um lado e o casal acompanhante ficou no local. Após dois minutos de completo silêncio, esse meu amigo vira para a garota e diz:

"A gente já conversou demais!"

terça-feira, 24 de março de 2015

TECNOBORGUETE #2 - O uso da Informática na Educação

          
            Olá Pessoal. O post de hoje abordarei o uso da informática na Educação, a sua importância e os objetivos que o professor pode alcançar com o uso desta ferramenta moderna de aprendizado, não fugindo do “antigo método” se assim posso dizer, sala de aula, lousa, giz, e professor como centro do conhecimento.
           O uso da tecnologia na educação vem como uma ferramenta de suporte para a melhoria do ensino-aprendizagem, da relação entre professor e aluno, onde o professor assume o papel de mediador e repassador do conhecimento, buscando novas formas de ensinar com o uso da ferramenta. Acredito que para implantação da educação tecnológica funcionar, é necessário um professor bem qualificado, o aluno mostrando interesse em aprender, e a ferramenta sendo bem utilizada, pode se concluir que o método de aprendizagem trará benefícios para a educação. Os Softwares Educacionais, a internet, jogos educacionais, aplicativos, são usados com a proposta de ser uma ferramenta de apoio a professores, de complementação ao conteúdo transmitido em sala de aula aos alunos, na tentativa de mudança e alcance de uma melhor qualidade no ensino. É evidente que o aluno cria uma motivação a mais, quando se usa o computador em uma aula, cabe ao professor preparar e planejar sua aula para o uso da informática no ambiente educacional.
            Diversas escolas públicas hoje em dia contam com laboratório de informática, mas que não possuem políticas contundentes para o seu uso, vivem fechados por diversos motivos, seja por falta de profissionais da área, professores que não se dispõem a usar ou tem “aversão” a tecnologia, ou até por falta de manutenção dos equipamentos. Nossa realidade educacional é triste, deve-se pensar nas diversas formas em educar a nova geração e a atual, para quem sabe um dia vivermos em um país melhor!!!!!
            Disponibilizo um link de uma reportagem de uma escola onde o professor faz o uso de um Game chamado “Minecraft” no ambiente escolar, onde ele consegue ótimos resultados com o uso da ferramenta estimulando a criatividade, cooperação e trabalho em grupo com alunos de uma escola em São Paulo.


            Quem sabe num futuro post compartilho com todos vocês meu projeto TCC para minha graduação no final deste ano de 2015, é sobre um Software Educacional para o auxilio no aprendizado de Matemática para alunos do Ensino Fundamental II. Obrigado a todos e Boa Leitura!!!!!
           


            

Que Merda!

    Estudos indicam que as fezes humanas contém ouro e outros metais preciosos, como prata e platina.
      Os metais seriam provenientes de produtos de limpeza, principalmente, e outras fontes.
   Esses estudiosos acreditam que se houver uma maneira de retirar esses materiais e puder reaproveitá-los poderia diminuir a mineração e a exploração à natureza.

Parque reúne várias estátuas que mostram adultos e crianças defecando. (Foto: Kim Hong-ji/Reuters)
foto de parque na Coreia do Sul

Eu acho que temos mais um candidato ao igNobel ai.

Via: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/03/fezes-humanas-contem-ouro-e-metais-preciosos-constata-estudo.html

segunda-feira, 23 de março de 2015

#betaoescreveumapramim - Aniversario do Carlão, parabéns

     Ribeirão Preto, Escola Estadual Professora Amélia dos Santos Musa, lá pelo final da década de 90 e começo de 2000, numa sala normal, de uma escola normal, vivia-se intensamente uma amizade que hoje tem duas décadas, algo não tão normal nos dias de hoje.

     Confesso que não me lembro quem cunhou a expressão “parênteses” para adjetivar e resumir uma ligação muito forte. Sempre fomos todos muitos unidos, mas existiam os “parênteses”, que eram nada mais do que aqueles dois caras que conviviam mais, que por um período experimentaram uma aproximação legal, tiveram uma vivência mais próxima; alguns num período de tempo curto, outros num período de tempo mais alongado, não importa, pelo período que durou a união formada por esse tal de “parênteses” era foda!
     O mais interessante era que, diferentemente de toda zueira nossa, essa tinha um lado carinhoso, não tinha apelo sexual, ninguém era viado por ser “parêntese” com o outro, pelo contrário, tínhamos até orgulho de ter com o outro essa aproximação. Eu e sicha (pelo tempo que passávamos juntos na escola e na escola de música), Carlão e Marquim (pelo tempo da escola e da academia), Luca e Rafa (unidos até hoje por uma capacidade incrível de zuar), Gordo e Pamonha (esse tinha um / no meio que era o borguete), formavam alguns dos muitos parênteses que surgiram nesse período, mas na realidade a classe A toda sempre foi um parênteses, que foi se alongando, se expandido pra além das fronteiras da sala do tempo e da escola.
     Refletindo esses dias sobre essa zueira, cheguei à conclusão que inocentemente inventamos uma metáfora muito significativa. Segundo o Wikipédia, parenteses “(do grego παρένθεσις, "inserção") são utilizados para interpor uma palavra, expressão ou frase num texto para adicionar informação, normalmente explicativa, mas não essencial. A característica fundamental dos parênteses é não afetar a estrutura sintática do período em que é inserido.” A história do mundo é feita por meio de parênteses: família, amigos, vizinhos, amores, todos os tipos de relações humanas são parênteses, são pontos isolados que dão sentido a essa complexidade louca chamada vida.
     Essa exposição toda é para chegar a uma pessoa, a um cara que pra mim não só faz parte desse parênteses, ele é em essência o próprio ( ). Sem ele talvez não existisse Classe A e amigos como ela é hoje. Porque sem ele não teríamos aquele ponto de encontro depois das aulas, não teríamos o sagrado fute, não teríamos os muitos churras em sua casa, não teríamos aquele ser simples e humilde que agrega, que nos fortalece.
     Nós todos temos muitas diferenças, discussões, alguns períodos longe uns dos outros, mas quem discute, briga, consegue ficar muito tempo longe do Carlão? Sei que somos mais que amigos, somos uma família, mas pro Carlão é diferente, a classe A é a primeira família dele, sinto que nos dissolvemos juntamos com a Silvania, seus maravilhosos filhos Helena e Victor, seu pai e seu irmão, e nos tornamos a família dele, não é questão de importância, ninguém nunca será mais importantes que essas figuras pra ele, não, não é isso. Carlão é o cara que todo mundo chega em sua casa sem avisar, que todo mundo faz questão de visitar, porque o Carlão resume bem o que é a Classe A.

      Estar perto dele é de alguma forma estar perto de todos, e quando ele não está é como se faltassem os ( ). Hoje esse cara faz 30 anos e em duas décadas dessa vida sensacional, desse irmão pelo qual tenho uma paixão incrível, eu pude estar presente. Vou quebrar o protocolo, não te darei parabéns, porque o felizardo sou, somos nós que podemos fazer parte da sua vida, que temos sua casa como a nossa, sua família como a nossa, sua dor, seu sorriso, suas conquistas, suas dificuldades, tudo compartilhado nos foi compartilhado. Te agradeço do fundo do coração meu irmão! Hoje no dia que você completa 30 anos nós somos os presenteados! Parabéns Classe A, nós temos o Carlão...não dá pra continuar...Te amo!

Escrito por Humberto J. Bis


Os três fios de cabelo do Diabo (parte II)


Os três fios de cabelo do Diabo (parte II)

(leia antes) os-tres-fios-de-cabelo-do-diabo-parte-i

continuando:

Aproveitando a oportunidade, os ladroes lhe roubaram a carta. Abrindo-a, descobrira que o rei ordenava à princesa que matasse o portador, assim que a recebesse. Horrorizados, os ladrões trocaram a carta por outra, que aconselhava a princesa a se casar com o portador, o mais rápido possível. No dia seguinte, o rapaz entregou a carta à princesa, que o desposou logo em seguida.

Quando o rei retornou ao palácio e descobriu o que tinha acontecido, ficou ainda mais furioso. Porém, já não podia fazer nada, pois o rapaz agora era seu genro.

Inconformado com a situação, o rei teve uma idéia: disse ao rapaz que se quisesse continuar vivendo com a princesa, teria que merecê-la. Para tanto, deveria conseguir três fios de cabelo do Diabo.

-E para quê minha esposa vai precisar disso? - o rapaz perguntou.

-Os fios não são para ela – respondeu o rei. - São para mim. Agora, vá.

O rapaz iniciou sua viagem, sem saber ao certo onde procurar, pois não tinha a menor idéia do endereço do Diabo. Estava andando por uma estrada, quando avistou alguns homens, perto de uma fonte. Os homens lhe contaram que, algum tempo atrás, brotava ouro daquela fonte. Agora, infelizmente, ela havia secado. Perguntaram-lhe se ele sabia o que deveria fazer, para que ela voltasse a jorrar. O rapaz, que era prudente, respondeu que no momento não tinha tempo de pensar nesse assunto, pois precisava cumprir uma ordem do rei. Mas, quando voltasse, diria a eles o que fazer.

O rapaz continuou seu caminho e, mais adiante, encontrou um grupo de homens, junto a uma arvore. Pareciam aborrecidos e confusos. O rapaz perguntou o que estava acontecendo. Eles lhe contaram que, ate algum tempo atrás, aquela arvore dava maçãs de ouro. Agora, infelizmente, havia parado de frutificar. Perguntaram-lhe se ele sabia o que deveriam fazer, para que a árvore voltasse a dar maçãs de ouro. O rapaz respondeu o mesmo que antes. E prometeu que, na volta, diria a eles o que fazer.

Despedindo-se dos homens, o rapaz seguiu adiante. Chegando a um rio, pediu ao barqueiro que o levasse até a outra margem. Ambos começaram a conversar, durante a travessia. Então o barqueiro perguntou o que deveria fazer para deixar aquele oficio, pois já estava farto de passar o dia todo levando pessoas de um lado para o outro. O rapaz disse que tinha um trabalho a cumprir, mas prometeu que, na volta, lhe traria uma resposta.

Perguntando aqui e ali, o rapaz acabou chegando à casa do Diabo. Uma mulher atendeu e então explicou que tinha vindo buscar três fios de cabelo do Diabo. Ao ouvir isso, a mulher, que era esposa do Tinhoso, exclamou:

-Mas você é maluco? Como pôde se atrever a vir aqui!? Meu marido o matará quando souber que você, além de ser muito ousado, ainda tenciona roubar-lhe três fios de cabelo.

...continua.

sábado, 21 de março de 2015

Mestre Luca #1



Bom, este é a primeira vez que escrevo aqui. E a proposta é bem simples: falar de comida.
Todo mundo gosta de um churrasco ou uma pizza, porém dá para sair deste dueto a um custo baixo e o mais legal, sofisticando um pouco seus pratos.
Cozinhar é uma arte, assim como na pintura, você combina cores, ao invés de combinar notas musicais, você combina notas de sabores. Essa combinação te faz chegar a uma obra que deve agradar ao paladar, ao olfato e à visão.
Mas se engana quem pensa que para cozinhar coisas aleias ao comum é preciso gastar muito tempo ou ter muita habilidade na cozinha. Periodicamente escreverei aqui uma receita baseada em três pilares. Baixo custo, alto sabor e facilidade de se preparar, junto com sugestões para acompanhamentos. Espero poder agradar os paladares mais exigentes ;)

A primeira receita vem da Itália, mais precisamente da região de Genova, o tagliattelle ao pesto. A combinação de massas e ervas finas são predominantes por lá.
A receita leva em seus ingredientes manjericão e azeite, muito comuns naquela região. O tempo de preparo é de 20 min. e é uma alternativa para quem quer uma comida diferente e prática.
O Azeite dá sempra um sabor diferenciado aos pratos, experimente fazer o arroz comunm com azeite ao invés de um óleo mais comum, ele é um ótimo coringa, na dúvida faça com azeite que fica melhor. Na Europa, principalmente Espanha, Portugal e Itália, o azeite é o óleo predominante, lá ele é simplesmente tratado como "o óleo".
O manjericão por sua vez é comum na culinária italiana assim como o arroz é comum em nossa dieta. Utilizam em pizzas, massas, molhos e no que você pensar. Tem um sabor característico e assim como alecrim e orégano, é conhecido como ervas de cheiro.
A mistura de azeite, massa e manjericão cria um prato leve e de sabor pronunciado, ótimo para comer degustando um bom vinho branco ou uma cerveja.

Mas chega de blá blá blá. Falei muito (novidade não?) e receita que é bom nada. Então aí vai.


Ingredientes:

4 ou 5 ramos de manjericão
Azeite
100g Nozes
300g Macarrão do tipo tagliattelle
Sal
Parmesão para ralar (recomenda-se não comprar ralado)
Pimenta do reino


Para preparar o pesto, primeiro corte e triture bem o manjericão (apenas as folhas, sem os talos) e amasse-o em um pote com aproximadamente 150ml de azeite (quanto melhor o azeite melhor o sabor, óbvio). Guarde este preparado por uns 15 min (uma dica é continuar amassando o manjericão no azeite enquanto espera o macarrão cozinhar). Separe também as nozes cortadas em pequenos pedaços.
Coloque o macarrão em água fervendo com um fio de azeite e sal a gosto. No caso da massa integral, esta deve ficar pronta em 10 a 13 min.
Passado este tempo, escorra o macarrão e enquanto isso prepare o pesto.
Coloque em uma panela o preparado de azeite e manjericão. Junte as nozes e caso seja necessário mais azeite. Coloque sal a gosto também.
Desligue o fogo e junte o macarrão.
Sirva no prato e junte o parmesão ralado a gosto e um pouco de pimenta do reino. Decore um uma noz e folhas de manjericão.

A receita serve duas pessoas (ou uma no caso dessa pessoa ser o Rafa)

Tome um Vinho sauvignon blanc ou uma cerveja German Pilsner acompanhado do tagliattelle, ambos ganharão sabor ;)


Mais pra frente (assim que fizer pela primeira vez) passo a receita da massa do macarrão caseira (que acreditem em mim, fica muito melhor feito na hora)

Hoje tem Sicha cantando

Hoje tem



Johnny & Danilo (Sicha)

Mais novidades

E as atividades não param e novidades estão apontando.

Logo mais teremos inicio à uma coluna gastronômica, não vou entrar em detalhes sobre o funcionamento e características do coluna, nosso host se encarregou disso.

Aproveitem.

sexta-feira, 20 de março de 2015

(Evento) Domingo no Lago - Campo Mourão/PR

Salva, salve galera.

Para quem pensou que tinham acabados os informes de eventos estão enganados. Domingo tem novamente o projeto "Domingo no lago" em Campo Mourão. Nesse domingo o haverá o projeto Duo Jazz do músico Marcelo Zarske.




A entrada continua sendo grátis, aproveitem e um bom jazz para todos. ;)

Cursos on-line do Senado

Ontem recebemos uma informação muito bacana do Betão. O portal do Senado Federal dispõem de cursos on-line para todos os interessados. A inscrição parece ser fácil.
São 23 cursos sem tutoria com inscrição abertas e os cursos com tutoria abrirão as inscrições em breve.

É interessante, vale a pena, é de graça... Muito obrigado Betão, agora deixa eu me inscrever em algum lá.

Música para o FDS #3 - Frejat

Bom fim de semana mamíferos,

para embalar esse fim de semana, escolhi essa música desse cantor brasileiro. Uma música que vai embalar os corações apaixonados e dar um suspiro de esperança àqueles desiludidos.


Curtam esse restante de sexta, o sábado e o domingo.

quinta-feira, 19 de março de 2015

(Comemoração) 1 mês do Blog

Aee povo,

hoje faz um mês que o blog foi ao ar e, para ser sincero, estou bastante feliz do andamento dele. Pensei que seria mais complicado fazer as coisas, mas com a ajuda de todos o caminho está menos desgastante. Acredito ainda que vamos alcançar níveis mais altos, isso com o suor de todos.

Até agora são 25 postagens com essa, foram 598 visitas de 3 países diferentes: Brasil (lógico), Japão (dá-lhe Pamella) e EUA (?????????).

 O TecnoBorguete foi o mais visitado, seguido do Betão, escreve uma pra mim #1 e #2.

É isso ai, vocês estão de parabéns lindezas. ;)


Na próxima semana teremos mais algumas novidades.

quarta-feira, 18 de março de 2015

Frase da semana #4

A frase dessa semana vem de uma música e desde a primeira vez que ouvi me chamou atenção


"Se você perdeu o rumo me escuta, alcançar sua meta não é vencer. O importante é o caminho e nele cair, levantar, insistir e aprender."


É uma tradução livre de parte da música "La posada de los muertos" da banda espanhola Mägo de Oz. No periodo em que eu dava aulas comenetei com os alunos sobre essa frase algumas vezes, pois, não adianta apenas ser aprovado na matéria e não aprender o conteúdo. Assim como tinha essa aplicação no meio acadêmico, pode haver em outros setores da vida.

terça-feira, 17 de março de 2015

Questão de Opinião #1


A vida é como uma estrada pela qual seguimos

Sem um mapa ou placas.

Nela simplesmente caminhamos

E vivemos o que aparece.

As vezes caminhamos sozinhos,

As vezes em grupo.

Conhecemos pessoas,

Reconhecemos pessoas,

Re-conhecemos pessoas.

Alguns de nossos amigos

Se mudam e ficam distantes,

Outros, mudam e ficam distantes.

Todos mudamos, é fato.

Somos influenciados pelo meio em que vivemos,

As pessoas que convivemos.

Parecíamos ser tão parecidos,

Mas a distância e o tempo

Fez questão de realçar,

Deixar mais marcante,

Nossas diferenças.

Durante um certo tempo,

Acreditei que algumas coisas eram eternas,

Mas a mão pesada da realidade

Me tirou isso da cabeça.

Mas, ao contrário do que possa imaginar,

Ainda guardo em mim tal sentimento,

Escondido, para não tomar novos safanões.

Tenho orgulho de dizer,

Que a pessoa mais idiota, maluca, utópica

Que conheço, sou eu.



“...o beijo, amigo, é a véspera do escarro.

A mão que afaga é a mesma que apedreja.”

Cabe cada pessoa, refletir e pesar,

Ver qual é mais lucrativo.

Mesmo apedrejado, o afago me agrada,

Me conforta.



Uma árvore pode dar muitos frutos,

Cada fruto de um respectivo galho,

Porém, advindos do mesmo tronco,

Todos com a mesma origem.

Não é possível a existência,

O crescimento, de um galho

Se este não estiver conectado ao tronco.

Da mesma forma, não é possível

O crescimento de uma pessoa

Sem uma história, um tronco,

Para dar suporte, formar seu caráter.

É importante, na minha opinião,

Se ter conhecimento, e respeito

A origem, para poder, ao menos tentar,

Compreender o motivo das ações, sentimentos de cada ser.



Um dia, não sei, pode ser eu me convença que esta utopia é apenas fruto de minha cabeça.

Mas, com toda certeza, este será o último dia de minha vida,

E então, um novo eu renascerá,

Ou pode ser que nesse dia

Todo o meu ser, seja levado ao túmulo.

E peço que seja lembrado pelo que fui,

E em minha lápide estejam gravadas

As palavras que a muito tempo estão em meu coração:

“A saudade é o preço que se paga pelos momentos bem vividos”.



segunda-feira, 16 de março de 2015

Os três fios de cabelo do Diabo (parte I)

Os três fios de cabelo do Diabo (parte I)

Era uma vez uma mulher, mãe de um lindo filho, e um rei, pai de uma linda filha. Como o rei sempre desejara um menino, foi até a casa da mulher e pediu a ela que lhe desse seu filho, prometendo que o criaria na corte com todo luxo e conforto. A mulher, claro, se recusou a atender aquele pedido absurdo. Rei ficou furioso. Chamou seus guardas e ordenou que matassem todos os meninos do povoado.
A mulher logo ficou sabendo da noticia e resolveu salvar o filho. Colocou-o num cesto de vime, cobrindo-o com alguns ramos. Depois soltou o cesto num rio, para que os guardas do rei não o encontrassem.
O cesto foi levado pela correnteza, por muitas horas, até que encalhou junto à margem, perto de um moinho.
O moleiro recolheu o cesto e, comovido, tomou o menino nos seus braços. Levou-o para casa e, de comum acordo com a esposa, resolveu criá-lo como se fosse seu próprio filho.
O tempo passou. Um dia, o rei, percorrendo seus domínios, chegou ao moinho O moleiro, sua esposa e o filho adotivo, que já era moço, saíram de casa para recebê-lo.
Assim que pôs os olhos no rapaz, o rei o reconheceu. Naquele mesmo dia, escreveu uma carta e entregou-a ao rapaz, ordenando que fosse imediatamente ao palácio. Lá chegando, deveria entregar a carta somente à princesa e a mais ninguém.
O rapaz se pôs a caminho, enquanto o rei seguia viagem.
O palácio ficava bem distante dali. A noite surpreendeu o rapaz, ainda na estrada. Então ele pediu pouso na primeira casa que encontrou. Tratava-se de um esconderijo de ladrões, mas o rapaz não sabia disso. Deitou-se num canto e dormiu a sono solto, tranquilamente.
...continua.

domingo, 15 de março de 2015

Novidades para a semana


E aí pessoal, blz?



Essa semana teremos duas novidades já no começo da semana.

Na segunda começaremos a série “Conto um Conto”, onde toda semana eu conto um conto popular ou alguma lenda. Alguns deles mais extensos serão divididos e para estréia já está preparado o conto espanhol “Os três fios de cabelo do Diabo”.

A outra estréia fica para terça-feira. Alternando com o quinzenal “TecnoBorguete” terá inicio o “Questão de Opinião” com uma impressão pessoal sobre acontecimentos presentes no cotidiano de qualquer cidadão.


(Campanha) Betão, escreve pra mim! #2

A campanha não pode parar antes de dar resultados, e cada vez mais temos mais e mais pessoas se unindo ao coro e pedindo #betaoescrevepramim



sexta-feira, 13 de março de 2015

Música para o FDS #2 - Beirut

Continuando o que demos inicio semana passada. Essa semana trago a banda Beirut com a música "Elephant gun". Essa música que é conheci vendo o seriado da globo "Capitu".
Não sei porque, mas essa música me lembra algo trágico, mas ao mesmo tempo sincero.


quinta-feira, 12 de março de 2015

Compilação de acidentes de motos

Acidentes acontecem, mas motos sofrem uma certa atração pelo chão. Observando o vídeo abaixo ainda vemos que não basta dirigir sem cuidar dos vizinhos, e ainda, alta velocidade pode dar....


quarta-feira, 11 de março de 2015

Meuzovo? O.o

Nada como encontrar uma loira atraente em um bar, melhor ainda quando você começa a conversar e beber com ela. E se ela te chamar para um "local mais aconchegante"? Aí é a glória, certo? Tenho lá minha dúvidas, pois você pode acabar sem seus testículos.
Como tem coisas que só acontecem na Russia, isso aconteceu lá. O rapaz depois de sair do bar e ir para um outro local com a loira atraente, desmaiou e acordou capado.



O corte foi bastante preciso, e para a policia, foi realizado por um médico de gente ou de bicho.

Via: http://oglobo.globo.com/blogs/pagenotfound/posts/2015/02/26/ator-conhece-loura-atraente-acaba-vitima-de-roubo-de-testiculos-561770.asp

Frase da semana #3

A frase dessa semana é uma que me vem à cabeça com frequência em muitas situações:


"A ignorância é uma benção"


cabe a você interpretá-la da maneira mais conveniente.

terça-feira, 10 de março de 2015

TECNOBORGUETE #1


Bom dia/tarde/noite galera do Blog “Papo Classe A”, é com imenso prazer que recebi o convite de meu amigo Rafael Carvalho de Araújo, para participar da divulgação e colaboração para publicação de textos, vídeos e notícias para o Blog em que ele criou. Quando ele me fez o convite no começo fiquei preocupado, mas enfim aceitei por acreditar que este tipo de trabalho de divulgação de informações na internet através de um blog, colabora na difusão e transformação de idéias, trazendo benefícios a nós no desenvolvimento de textos e informações e para os possíveis leitores em se interar conosco nessa viagem, promovendo discussões e bate-papos relevantes de diversos assuntos que nos norteiam. No blog ficarei com assuntos relacionados à Tecnologia, e provavelmente vou colaborar aqui no blog quinzenalmente. Muito Obrigado a todos e boa Leitura...

Neste primeiro post, vou compartilhar um vídeo que achei interessante do Hospital Amaral Carvalho localizado na cidade de Jaú interior do Estado de São Paulo, onde criaram uma forma de comunicação com as crianças que fazem tratamento de câncer no hospital, no momento mais crítico do tratamento onde elas são isoladas e não podem ter contato com o mundo exterior foi pensado e implementado um dispositivo de comunicação instalado no ursinho que carinhosamente está sendo chamado de “Elo”. O dispositivo é instalado no Brinquedo e ele estabelece comunicação com os familiares de cada criança através do aplicativo de celular Whatsapp, assim sendo por meio de um aparelho celular os familiares gravam mensagens de voz, e quando a criança recebe o Ursinho apertando a palma da mão do brinquedo ele transmite a voz gravada. Na minha opinião achei essa idéia espetacular, onde com o uso da tecnologia e criatividade e poucos recursos, pode-se desenvolver projetos que possam contribuir às pessoas que mais necessitam. Obrigado veja o vídeo abaixo e até o próximo post. Valeu galera espero que gostem, e me desculpem, não é minha especialidade escrever, espero me desenvolver melhor para os próximos posts, até mais!!!!!



 Lucas Borges


Está chegando a hora!

Daqui a pouco haverá a estréia da nova coluna aqui no blog!


Não percam!

domingo, 8 de março de 2015

(Campanha) Betão, escreve uma pra mim!

Como o circulo interno de pessoas sabem, o Betão é um grande poeta dramático, com linhas escritas recheadas de simbolismo e uma paixão avassaladora.
Quem já leu qualquer poema, haikai ou outra coisa escrita por esse ser iluminado sabe que o talento é nato, embora às vezes bruto, necessitando de lapidação.
O Beto é um domador de palavras que as conduzem da maneira que bem entende, e as fazem repousar no coração e mente de quem lê ou escuta.
O momento pode não ser dos melhores para nosso poeta, mas nesse ato de egoísmo eu peço, nós pedimos: BETÃO, ESCREVE UMA PRA MIM!
 
Compartilhem no twitter, facebook, instagram, zapzap #betaoescreveumapramim, e vamos tirar as amarras que o prende e libertar o grande poeta.

sexta-feira, 6 de março de 2015

Música para o FDS #1 - A banda mais bonita da cidade

Bom dia pessoal, como disse ontem, o blog está cada vez tomando forma, criando uma cara bacana.
Hoje quero dar inicio a segunda série semanal do blog, que é o "Música para o FDS", irá ao ar toda sexta-feira. Assim como as frases, muitas dessas músicas terão algum significado para mim ou quem sugerir que explicarei e contextualizarei.
Ainda como uma proposta inicial do blog é trazer à tona coisas que estão mais escondidas ou fora da luz principal e mostrar que nós temos bastante cultura e coisas interessantes por ai, e também até que nós mesmos temos muitas qualidades esquecidas em um baú guardado em nosso sótão, todas as primeiras sextas do mês serão músicas nacionais, de artistas fora do foco geral.

Nessa estréia temos "A banda mais bonita da cidade". Essa banda que é de Curitiba/PR que certamente você já ouviu falar dela, afinal, "meu amor essa é a última oração... cabem três vidas inteiras, cabe uma penteadeira, cabe nós dois....". Sim essa música que fica num loop eterno e virou meme. Mas a banda é mais que isso. Ela esteve aqui em Campo Mourão ano passado e fui ao show, meio descrente confesso, mas muito bom. Não são músicas dançantes, mas são músicas com uma temática cotidiana, que falam de amor e coisas da vida. A banda tem uma presença de palco muito boa também, e o destaque fica pra cantora, que é uma bonequinha e consegue transmitir uma alegria enquanto está cantando, com altas caras e bocas e gestuais bastante expressivos. Vejam o que eu quis dizer:




P.S.: Se você não conhece a música meme da banda, é essa aqui ó:





quinta-feira, 5 de março de 2015

(Ciência) Instituto do Cérebro precisa de voluntários - Natal/RN

O Instituto do Cérebro da UFRN precisa de voluntários para suas pesquisas, não necessariamente precisam ter algum problema mental ou neurológico.

Quem puder se dispor pode acessar a página de cadastro ( www.neuro.ufrn.br/voluntarios) e se inscrever informando seus dados.



Via: http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2015/03/instituto-do-cerebro-da-ufrn-abre-vagas-para-voluntariado-em-pesquisas.htm

Novidades

E aí pessoal,

nosso blog está cada vez tomando uma cara própria e começando a mexer algumas estruturas. Pouco antes do blog ir ao ar fiz alguns contatos buscando colaboradores, e mesmo depois continuei. Ontem consegui mais dois que se disporam. Não vou falar em nomes por enquanto, mas logo mais teremos surpresas.

São várias vertentes, vários conteúdos convergindo para um lugar só. Aquele que busca tecnologia pode se deparar com música, aquele que busca distração pode encontrar uma inquietante discussão.

quarta-feira, 4 de março de 2015

SENAI Sertãozinho oferece vagas para curso técnico

O SENAI de Sertãozinho/SP oferece vagas para o curso técnico de automação industrial para jovens alunos do ensino médio. O curso é gratuito mas o material é de responsabilidade do aluno.
São 32 vagas e as inscrições devem ser feitas até dia 16 de março de 2015.
Abaixo está o link do Edital

http://sertaozinho.sp.senai.br/cursos/18/278/cursos-tecnicos


O que o edital não comenta (Acredito que para não haver uma procura de milhões de pessoas interessadas) é que há a possibilidade do aluno conhecer a lenda e quase dono do SENAI, Marlos, e até quem sabe, ter aulas com ele.

terça-feira, 3 de março de 2015

Frase da Semana #2

Essa frase ouvi de um representante e, apesar de engraçada, nos faz refletir.

"Pinto que anda com pato acaba afogado."