quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Já ouviu falar em Crowdfunding? #4

Para você que acompanhou as postagens anteriores sobre crowdfunding pode, de repente, imaginar que essa ferramenta é utilizada apenas por artistas para dar vida às suas obras. Publicar um livro ou um HQ, gravar um disco ou um filme, montar uma peça teatral. Mas não é só isso. Ele também é utilizado para muitas outras finalidades além da esfera artística.

Existem projetos ligados à criação de produtos e empresas, projetos ligados à educação como criação de laboratório ou financiamento para participar de alguma competição. E ainda projetos ligados à natureza e preservação de animais, que é o foco dos projetos que apresento hoje.

Como sabemos, a fauna brasileira é uma das mais ricas do mundo, e não se restringe à Amazônia, mas outros biomas são tão ricos quanto, como o Cerrado e Mata Atlântica. Ainda existem animais que não se restringe a um bioma especifico como a onça-pintada que ocupava toda a América do Sul e central, por exemplo. Sabemos ainda que muitos desses animais estão ameaçados de extinção e para ajudar isso não acontecer é necessário muito trabalho. Então os projetos abrangem várias etapas para a preservação. Existem projetos para o estudo de algum animal para conhecer seus hábitos, conhecê-lo melhor para se desenvolver, a partir desses estudos, táticas para uma abordagem mais eficaz. Outros visam ajudar ONGs que protegem animais resgatados e se preocupa com a reinserção na natureza, e ainda há aqueles que promovem a educação da população para ajudar na preservação deles e não predação dos mesmos.

Alguns dos projetos que estão no ar são:
Fluxo de energia: Jacaré-do-papo-amarelo ( https://www.catarse.me/pt/fluxojacare?ref=explore )
É um projeto para o estudo desses animais que se encontrava originalmente por todo o Brasil. Para a pesquisa acaba sendo necessárias várias coisas como barco e motor, já que é um animal que passa a maior parte do tempo na água e ainda material de laboratório.



O projeto é para uma ONG do interior de Goias que abriga animais resgatados de criadores ilegais, atropelados ou que de algum modo precisa da ajuda. Ainda faz um trabalho para reinserir animais de volta às matas e de pesquisa de campo, então são necessárias câmeras e armadilhas.

Esse tem como objetivo a educação da população. Quando se pensa em lobo se pensa em um animal carnívoro e altamente agressivo, mas no Brasil o lobo-guará não é assim. É um animal onívoro (come carne e vegetais) e a carne é de pequenos roedores que caça e galinhas, quando lhe faltam alimentos.




Essa abelhas veem tendo seu numero reduzido devido a degradação de seu meio natural e a concorrência com abelhas vindas de fora que tem uma maior produção de mel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e, talvez, seja feliz!