sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Música para o FDS #33 - Elis Regina

Olá pessoal,
para fechar o mês do outubro rosa, nada como ela: Elis Regina.

Uma das maiores interpretes da música brasileira, deixou o mundo prematuramente, mas deixou seu legado, tanto musical quanto genético. Mãe de Maria Rita, Pedro Mariano e João Marcelo Bôscoli, todos ligados à música.


sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Música para o FDS #32 - Rita Lee

Olá pessoal,

hoje, dando continuidade ao mês das mulheres, a rainha do rock Rita Lee. Ex-mutante, com seus cabelos coloridos inconfundíveis e voz característica.


quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Zueiras Classe "A" #01

São piadas internas, mas que de repente possam se tornar externas.

Hoje começamos com um apelido dado pelo Beto.



Sicha, o sertanejo Gourmet

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

A Lenda do Guaraná


A Lenda do Guaraná

Conta a Lenda que em uma aldeia dos índios Maués havia um casal, com um único filho, muito bom, alegre e saudável. Ele era muito querido por todos de sua aldeia, o que levava a crer que no futuro seria um grande chefe guerreiro. Isto fez com que Jurupari, o Deus do mal, sentisse muita inveja do menino. Por isso resolveu matá-lo. Então, Jurupari transformou-se em uma enorme serpente e, enquanto o indiozinho estava distraído, colhendo frutinhas na floresta, ela atacou e matou a pobre criança.
Seus pais, que de nada desconfiavam, esperaram em vão pela volta do indiozinho, até que o sol foi embora. Veio a noite e a lua começou a brilhar no céu,  iluminando toda a floresta. Seus pais já estavam desesperados com a demora do menino. Então toda a tribo se reuniu e saíram para procurá-lo. Quando o encontraram morto na floresta, uma grande tristeza tomou conta da tribo. Ninguém conseguia conter as lágrimas. Neste exato momento uma grande tempestade caiu sobre a floresta e um raio veio atingir bem perto do corpo do menino. Todos ficaram muito assustados. A índia-mãe disse: "...É Tupã que se compadece de nós. Quer que enterremos os olhos de meu filho, para que nasça uma fruteira, que será nossa felicidade". E assim foi feito. Os índios plantaram os olhos do indiozinho imediatamente, conforme o desejo de Tupã, o rei do trovão.


Alguns dias se passaram e no local nasceu uma plantinha que os índios ainda não conheciam. Era o Guaranazeiro. É por isso que os frutos do guaraná são sementes negras rodeadas por uma película branca, muito semelhante a um olho humano.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Música para o FDS #31 - Janis Joplin

Olá pessoal,

no dia de hoje, para embalar o fim de semana, nada com Janis Joplin, com sua voz rouca, rasgada e marcante.


quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Na Estante #02 - Graphic Novels MSP

Graphic Novels MSP

Como citei na primeira postagem, estou consumindo bastante quadrinhos ultimamente e um projeto que me pegou de jeito foi esse das Graphic Novels MSP. Como o nome diz, são várias histórias, e o MSP é a surpresa: MSP é Mauricio de Sousa Produções. Isso mesmo, são histórias dos personagens do Mauricio de Sousa.

Os personagens desse projeto vão além dos personagens da turma da Mônica. Na verdade, a turma da Mônica aparece apenas junta e nenhuma história separada. Cada personagem foi dada a um quadrinista diferente para criar a sua história.

Até agora foram oito publicações, duas da turma da Mônica e do Astronauta e do Chico Bento, Penadinho, Piteco e Bidu com uma de cada. As segundas edições (da Mônica e do Astronauta) são sequencias diretas das primeiras. No Astronauta eu inverti a ordem e ainda assim fez sentido, e na da Mônica também faria a GN por si só, no entanto, como existem muitas referencias à anterior, fica bem mais agradável.



Das oito eu li sete, e a primeira foi a do Bidu. Na verdade eu já tinha visto o projeto, mas não havia chamado minha atenção. Sabia do básico, que eram outros artistas dando sua visão sobre os personagens. Mas ouvindo o Matando Robôs Gigantes (post sobre podcast) eles falaram do Bidu – Caminhos, e me despertou a atenção. Coincidiu que na semana seguinte fui à uma livraria e encontrei o exemplar. Li assim que cheguei em casa e fui conquistado. Procurei o restante e me atualizei (quase), tanto que os dois últimos que foram lançados (Penadinhos e Turma da Mônica - Lições) eu comprei logo que foram lançados.

Até um fato curioso teve, quando fui na livraria e estava procurando o Penadinho, o vendedor veio perguntar se precisava de alguma coisa, nisso achei o que queria. Agradeci e disse que já tinha achado, então ele começou a perguntar se eu tinha lido as outras revistas e como eram. Acabou que eu fiz o papel que era o dele.

São revistas muito legais e que eu, como consumi muito gibi quando menor, via aqueles personagens como eles de fato, mas ao mesmo tempo diferentes. Explicando melhor, os traços e alguns aspectos da história (histórias mais complexas, as do Astronauta e do Piteco, por exemplo são mais densas) diferentes, mas a alma permaneceram.


Update: foram anunciados para a terceira etapa as GN do Papa-Capim e do Louco, e foi lançado recentemente a Turma da Mata.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Questão de Opinião #17 - O Peso que carregamos


.
O Peso que carregamos

Semana passada eu fui à feira para comer pastel e tomar caldo de cana, coisa que fazia muito tempo que não fazia. Era uma manhã de domingo bastante quente, mesmo sendo dez horas da manhã. Como já estava na feira comecei a olhar as barracas para comprar algumas frutas e passeando vi um rapaz carregando uma caixa cheia de laranjas.

Reconheci o rapaz, eu havia estudado com ele anos antes na escola. Ele também me reconheceu e parou para me cumprimentar e acabamos conversando um pouco. Notei que ele estava bastante suado, a pele marcada do sol e um aspecto bem cansado. Me disse que estava trabalhando na feira para um cunhado já a quatro meses, pois não conseguia outro emprego desde que fora despedido de uma empresa de telemarketing. A rotina era bastante cansativa, eles montavam a barraca às cinco da manhã e iam desmontá-la perto do meio dia. No período da tarde ainda tinha que ir ao Seasa para repor as mercadorias, ou seja, mais caixas pesadas. Me disse ainda que trabalhava de domingo a domingo, com chuva ou sol, na verdade aos domingos, apenas, podia descansar a tarde.

Após esses poucos minutos de conversa nos despedimos, ele voltou ao trabalho e fui comer meu pastel. Enquanto comia, me compadeci do destino de meu colega. Ainda lembrava dos velhos tempos, enquanto estudávamos. Ele sempre caçoava de mim porque minha mochila estava sempre pesada, com cadernos e livros, enquanto ele levava para a escola apenas um caderno e uma caneta (caderno esse que durou todo o ensino médio), e que mesmo assim era aprovado e não repetia de ano. Todo aquele meu esforço era inútil. A última vez que havíamos encontrado foi pouco depois de sairmos da escola, ele estava todo feliz que já estava trabalhando (ganhando dinheiro dizia), enquanto eu ainda estava estudando e contando moedas.

Fui para casa ainda pensando em tudo isso que havia acontecido na feira, sobre o nosso passado, e agradecendo à Deus sobre minha situação atual, que é bem mais tranquila que do meu colega. Assim pude perceber uma coisa: todos iremos carregar peso nessa vida, cabe a nós apenas escolher quando iremos, por quanto tempo e quanto ganharemos por isso.


(essa é uma estória ficcional que na realidade não aconteceu, mas pode acontecer com outras pessoas por esse grande Brasil.)


terça-feira, 13 de outubro de 2015

Frase da Semana #29


"É permissível a cada um de nós morrer pela sua fé, mas não matar por ela."

Hermann Hesse



Hermann Hesse é um escritor alemão, que mais tarde se naturalizou suiço. Vivenciou as duas grandes guerras e seu livro mais conhecido é o "Lobo das estepes".

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Música para o FDS #30 - Natalie Imbruglia

Olá pessoal, 

hoje trago mais uma mulher para esse mês de outubro, Natalie Imbruglia. O maior sucesso dessa cantora australiana na década de 1990 Torn. Um clipe que era visto todos os dia na MTV, mostrando a desconstrução do apartamento e tudo mais.


quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Já ouviu falar em Crowdfunding? #4

Para você que acompanhou as postagens anteriores sobre crowdfunding pode, de repente, imaginar que essa ferramenta é utilizada apenas por artistas para dar vida às suas obras. Publicar um livro ou um HQ, gravar um disco ou um filme, montar uma peça teatral. Mas não é só isso. Ele também é utilizado para muitas outras finalidades além da esfera artística.

Existem projetos ligados à criação de produtos e empresas, projetos ligados à educação como criação de laboratório ou financiamento para participar de alguma competição. E ainda projetos ligados à natureza e preservação de animais, que é o foco dos projetos que apresento hoje.

Como sabemos, a fauna brasileira é uma das mais ricas do mundo, e não se restringe à Amazônia, mas outros biomas são tão ricos quanto, como o Cerrado e Mata Atlântica. Ainda existem animais que não se restringe a um bioma especifico como a onça-pintada que ocupava toda a América do Sul e central, por exemplo. Sabemos ainda que muitos desses animais estão ameaçados de extinção e para ajudar isso não acontecer é necessário muito trabalho. Então os projetos abrangem várias etapas para a preservação. Existem projetos para o estudo de algum animal para conhecer seus hábitos, conhecê-lo melhor para se desenvolver, a partir desses estudos, táticas para uma abordagem mais eficaz. Outros visam ajudar ONGs que protegem animais resgatados e se preocupa com a reinserção na natureza, e ainda há aqueles que promovem a educação da população para ajudar na preservação deles e não predação dos mesmos.

Alguns dos projetos que estão no ar são:
Fluxo de energia: Jacaré-do-papo-amarelo ( https://www.catarse.me/pt/fluxojacare?ref=explore )
É um projeto para o estudo desses animais que se encontrava originalmente por todo o Brasil. Para a pesquisa acaba sendo necessárias várias coisas como barco e motor, já que é um animal que passa a maior parte do tempo na água e ainda material de laboratório.



O projeto é para uma ONG do interior de Goias que abriga animais resgatados de criadores ilegais, atropelados ou que de algum modo precisa da ajuda. Ainda faz um trabalho para reinserir animais de volta às matas e de pesquisa de campo, então são necessárias câmeras e armadilhas.

Esse tem como objetivo a educação da população. Quando se pensa em lobo se pensa em um animal carnívoro e altamente agressivo, mas no Brasil o lobo-guará não é assim. É um animal onívoro (come carne e vegetais) e a carne é de pequenos roedores que caça e galinhas, quando lhe faltam alimentos.




Essa abelhas veem tendo seu numero reduzido devido a degradação de seu meio natural e a concorrência com abelhas vindas de fora que tem uma maior produção de mel.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Frase da Semana #28

"Um homem que não se dedica à família jamais será um homem de verdade"

Essa frase é de Vitto Corleone, do filme O Poderoso chefão.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Música para o FDS #28 - Verônica Ferriani

E aí pessoal, hoje é sexta-feira, dia de música aqui no blog. E mais primeira sexta-feira do mês, dia de artistas nacionais (de preferência não tão conhecidos). E ainda tem mais, mês de outubro. Outubro rosa, mês da prevenção do câncer de mama, então, esse mês apenas música de mulheres.

Para hoje, apresento-lhes Verônica Ferriani, essa moça que nasceu na cidade que é um celeiro de talentos: Ribeirão Preto. Faz shows por todo o Brasil cantando jaz e mpb. Uma voz bastante agradável aos ouvidos e canções que abraçam o coração.

Para conhecer mais, é possível visitar o seu site: http://veronicaferriani.com/


quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Outubro Rosa



Hallo pessoal, como vocês já devem ter notado, a cara do blog está um pouco mais rosa, isso devido ao mês que se inicia hoje.

O Outubro Rosa é um movimento popular comemorado no mundo inteiro que remete à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama feminino (existe câncer de mama em homens também, apesar de ser bem menos frequente). Esse movimento estimula a participação da população, empresas e entidades para maior consciência, busca de tratamento e diagnóstico dessa doença.

jardim Botânico em Curitiba


Durante o mês de outubro, várias prefeituras e outros órgãos públicos costumam mudar a cor da iluminação de monumentos para lembrar da importância do movimento. Vários setores também costumam entregar laços cor-de-rosa para serem usados na altura do peito pelas pessoas. Campanhas de prevenção são realizadas em espaços públicos para facilitar o acesso da maior parte de pessoas possível.

O câncer de mama feminino é que tem a segunda maior incidência de casos novos no Brasil, perdendo apenas para o câncer de próstata e logo a frente do colo de útero. A estimativa para o ano de 2014 era de 57.120 novos casos. E como todo tipo de câncer, quanto mais inicial for encontrado maior é a possibilidade de cura. O tratamento engloba cirurgia e/ou quimioterapia e/ou radioterapia, sendo que a abordagem e decisão de tipo de tratamento (se era utilizada uma, duas ou as três técnicas) depende do estadiamento da doença.

Opera House em SIdney



A prevenção sempre é o melhor remédio, então, tanto mulheres quanto homens, procurem conhecer seus corpos e fazer os exames preventivos com a periodicidade adequada. No caso das mulheres é indicado se fazer anualmente a mamografia a partir dos 50 anos, e se houver casos de câncer de mama na família, dos 40.