E aí povo, beleza?
Hoje venho falar sobre os financiamentos coletivos. Em sua essência são uma forma das pessoas realizarem um projeto, ou um sonho, em que elas não tenham o dinheiro para tal.
A pessoa cadastra seu projeto em um site que vai organizar essa "vaquinha" (e cobrar uma porcentagem). A maioria dos sites funcionam no sistema "tudo ou nada", ou seja, se a meta for atingida a pessoa recebe o dinheiro e é cobrado de quem contribuiu, se não for atingida, quem contribuiu não desembolsa nada (na verdade é feito muito com cartão de crédito, assim é debitado se deu certo e sustado se não).
É muito interessante para artistas e empreendedores pois acaba atuando de duas maneiras diferentes, uma é a pré-venda do produto invertendo a ordem artista investe para fazer e depois recebe pelo produto, assim ele recebe e já usa esse dinheiro para fazer o produto. E também é interessante como teste da sua ideia, se ela será lucrativa, se tem chance de funcionar.
Existem diversos sites, eu já apoiei alguns projetos, mas me coloquei uma meta de ajudar um projeto por mês. (pode ser que ele não dê certo, mas farei minha parte). E ou dar a vocês o exemplo de três projetos que encontrei recentemente que achei interessantes.
1 - Navio Dragão (www.catarse.me/naviodragao)
É uma revista das tirinhas feita por uma artista mineira. Acessei o site em que ela as publica semanalmente e são divertidas. Além da simpatia da moça as recompensas são bacanas e condizentes com o valor.
2 - Valquírias (www.catarse.me/valquirias)
É uma coletânea de desenhos de personagens femininas de vários universos. Os desenhos são bem fofos e acredito que agradarão muito às meninas.
3 - Comodo Marfim (www.catarse.me/comodomarfim)
Uma banda cearense que toca um rock´n´roll gostoso de ouvir. Na descrição do projeto eles colocaram um vídeo do youtube com três músicas para você poder ouvir e sentir se gosta ou não.
A principio postei apenas projetos do catarse, mas há outros sites como o Pódio Brasil, que é exclusivo para esportes, o kickante e o benfeitoria. Dê uma conferida, quem sabe algo não te conquiste?!